Normalização ou Normatização


Muitas pessoas têm dúvidas quanto à utilização dessas palavras, acreditando que um ou outro termo não existe, considerando somente um deles como correto. Essa é a dúvida do leitor Carlos Caprara, que nos enviou uma carta discutindo o assunto. Na verdade, a língua portuguesa permite o registro das duas formas, normalização e normatização, embora normatização não conste do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

Na Língua Especializada (que abriga a terminologia da área tecnológica) adotam-se, para a formação de termos técnicos, os critérios estabelecidos na norma ISO 704. A ABNT* também adota esses mesmos princípios. O termo normalização está em plena conformidade com esses critérios e seu uso está consagrado há 50 anos. Além disso, o conceito (ou significado, para os que se ocupam com a língua geral), quando bem definido, pode nortear o processo de formação de um termo de qualquer língua especializada, como é o caso de normalização.

O professor Sérgio Nogueira Duarte escreveu na "Coluna Viva", no Jornal do Brasil de 8 de fevereiro de 1998: "Sobre normatizar, existem muitas dúvidas. A maioria das empresas brasileiras usa o verbo com o sentido de criar normas, estabelecer padrões. Entretanto, muitas organizações preferem o verbo normalizar (originalmente significa tornar normal). Provavelmente o normatizar foi criado para evitar confusões. Muita gente gostou, o verbo se propagou e o Aurélio registrou. Para quem quiser usar o verbo normatizar, já existe o respaldo no dicionário. Você decide."

Ou seja, normalização é uma palavra que vem do verbo normalizar, sendo que normatizar/normatização são termos que surgiram pelo senso comum. Em consulta a vários dicionários da língua portuguesa, verificamos que o único que inclui o termo normatizar é justamente a última edição do Aurélio. Nas edições anteriores, o termo não constava.

A ABNT utiliza e define normalização como "a atividade que visa a elaboração de Normas Técnicas, através de consenso entre produtores, consumidores e entidades governamentais" (Conheça a ABNT - RJ, ABNT, 1994).

A CNI - Confederação Nacional da Indústria utiliza e define normalização como "o processo de estabelecer e aplicar regras a fim de abordar ordenadamente uma atividade específica, para o benefício e com a participação de todos os interessados, e em particular de promover a otimização da economia levando em consideração as condições funcionais e as exigências de segurança". (CNI - Normas Técnicas - Conhecendo e Aplicando na Sua Empresa - RJ, CNI, Dampi, 1995).

Se você deseja saber mais sobre normalização, existem também alguns livros sobre o assunto:

Normalização e Confiabilidade - Notas de Aula, de Carlos Luiz Regazzi. Cefet.
As Vantagens Econômicas da Normalização. ABNT.
Objetivos e Princípios da Normalização. ABNT.
Treinamento Básico em Gestão da Qualidade: Programa de Extensão Tecnológico em Normalização e Qualidade Industrial. Inmetro.
Uma Visão da Normalização, de Franklin Cláudio Souto. Qualitymark.

*ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Os princípios e métodos para formação e designação de um termo podem ser verificados na Norma ISO 704.

0 Comments:

Postar um comentário