, , , ,   |  No comments  |  

Érico Guimarães é destaque na Revista Metadados

A Metadados comemora 29 anos de atuação e traz o Professor Érico como destaque em seu informativo nº 31.

ENTREVISTA
Foto: Gil Foto e Vídeo Jornalismo


Érico Guimarães Guglielmo é professor e conferencista, com amplo conhecimento e experiência em técnicas de Programação Neurolínguistica (PNL), de motivação, comportamento humano, liderança, vendas, comunicação, atendimento e oralidade. Atua em diversos cursos in company e como consultor na área de comunicação para diversas empresas. Ministra palestras de motivação nas áreas de comunicação, administração, liderança, gestão de pessoas, vendas, atendimento ao cliente, marketing e telemarketing para empresas de todo o Brasil. Além disso é colunista em diversos veículos de comunicação. Para mais informações sobre o trabalho do conferencista acesse: www.ericoguimaraes.com.br.

Quais atribuições a Programação Neurolinguística (PNL) oferece para as empresas?
As empresas querem investir o máximo possível em seu recurso mais produtivo, o recurso humano. A PNL tem por finalidade melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos colaboradores. O colaborador mais feliz produz mais, com mais qualidade, e a empresa cresce. É um ciclo! Empresa em crescimento com colaboradores felizes atraem profissionais melhores, que produzem mais e melhor, e assim por diante.

Como é possível aperfeiçoar o profissional por meio da neurolinguística?
A PNL é, em sua base, comunicação. Você é o que comunica que é, e você está onde se coloca. O meu trabalho é conscientizar as pessoas do potencial que o ser humano possui. A partir daí, começamos um programa de desenvolvimento deste profissional e ele pode ser o que quiser ser! Não há limites para alguém que quer escrever sua própria história como autor e ator protagonista.

O termo é bastante disseminado nas organizações? Por quê?
Sim. Porque funciona! Veja, todos nós somos afetados pela lei da gravidade. Se ninguém nunca tivesse falado a respeito dela ainda assim sofreríamos os seus efeitos! Existem leis que interferem em nossa vida o tempo todo. A PNL não é apenas uma técnica de motivação, ela serve para mudar vidas e o futuro de empresas. Um ajuntamento de pessoas totalmente sem foco torna-se uma equipe de alto desempenho. É com base em resultados que a PNL tem se tornado investimento fundamental nas grandes corporações.

De que maneira é benéfico à equipe um conhecimento e aperfeiçoamento nas áreas de comunicação, atendimento e oralidade?
Eu sempre parto do ponto de que tudo começa na comunicação. Sua roupa é como você se comunica ao mundo. Sua assinatura é como você se comunica legalmente. Seu atendimento comunica quem é a empresa. Quando achamos um objetivo, quando nós entendemos o que queremos comunicar então partimos para uma ação. Uma empresa com foco, com objetivo, com propósito, terá um atendimento que reflete isso ao seu cliente.

Como se pode treinar um profissional para melhorar nestas áreas?
Eu não diria treinar, diria conscientizar. Um profissional treinado para ser um bom orador nem sempre tem algo a comunicar, pode ser um excelente palestrante, mas sem conteúdo seu discurso não produzirá resultados. Ter um atendimento de excelência não vai fazer a empresa produzir mais, ou crescer mais, pelo contrário pode fazer com que a empresa tenha uma demanda maior do que consegue entregar com qualidade, e produzir muito com qualidade baixa pode levar uma empresa à falência. É importante conscientizar as empresas desde o mais alto escalão até o colaborador mais humilde que a empresa tem um propósito e todos devem transmiti-lo. Alta performance só pode ser conseguida a partir de objetivos comunicados de forma clara.

Quando as empresas ou o profissional deve contratar um consultor?
Essa é uma pergunta extremamente importante. Empresas costumam cortar investimentos em marketing, em consultoria, treinamentos e em palestras quando começam a entrar em crise. Na verdade a contratação deveria ser no momento em que se prevê a crise. É possível prever e projetar situações por meio de várias ferramentas dentro das organizações. Muitas empresas conseguiriam passar com facilidade pelas crises, ou ainda, deixar de passar pelas crises se ao avistar a ponta do iceberg imediatamente acionasse um consultor para organizar, treinar e conscientizar a equipe. Entretanto, os profissionais sempre devem procurar por atualizações o tempo todo, o modo de se comunicar muda com frequência e estar atualizado para comunicar seus objetivos junto ao mercado é primordial. A PNL ajuda qualquer profissional a atingir a excelência, a enxergar o mundo de forma mais ampla, a aprenderem com mais facilidade, a se relacionarem melhor, a serem mais criativos, a tomar decisões mais sábias. Aos que não possuem verba para investir em consultoria, é possível, inicialmente, atualizar-se por meio de livros ou até mesmo palestras.

Para conferir a Revista clique abaixo! Fonte: Informativo Metadados

0 comentários:

Postar um comentário