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Teoria de Ellen White

Teoria da Educação de Ellen White


Ellen G. White (1827-1915) é considerada como a autora Americana mais traduzida, tendo sido as suas publicações traduzidas para mais de 160 línguas. Escreveu mais de 100.000 páginas numa vasta variedade de tópicos práticos e espirituais. Guiada pelo Espírito Santo, exaltou Jesus e guiou-se pelas Escrituras como base da fé.

É muito raro que um livro dedicado ao assunto da Educação seja lido tão amplamente, ou resista tão bem à prova dos tempos em constante mutação, como tem sucedido com a obra Educação.

Os princípios fundamentais claramente revelados no livro tornaram-no, por diversas décadas, o manual de dezenas de milhares de pais e professores.

Toda pessoa tem de enfrentar as realidades práticas da vida — suas oportunidades, suas responsabilidades, suas derrotas e seus triunfos. Como ela encarará essas experiências, e se haverá de tornar-se senhora ou vítima das circunstâncias, depende em grande parte de sua preparação para enfrentá-las — sua educação.

A verdadeira educação é bem definida como o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades — o cabal e adequado preparo para esta vida e para a futura vida eterna. É nos primeiros anos no lar e nas atividades escolares convencionais que se desenvolve a mente, que se estabelece um padrão de vida e que se forma o caráter.

Discernindo atiladamente os valores relativos e duradouros do que constitui a verdadeira educação no mais lato sentido, a autora deste livro indica o caminho para a sua realização. É claramente delineada uma educação em que as faculdades mentais são desenvolvidas de maneira conveniente. É salientada uma educação em que as mãos sejam adestradas em ocupações úteis. É intensamente recomendada uma educação que reconheça a Deus como a fonte de toda sabedoria e compreensão.

O objetivo impelente da autora em seus numerosos escritos sobre o assunto da educação era que os jovens no limiar da existência estivessem preparados para assumir seu lugar como bons cidadãos, bem habilitados para as experiências práticas da vida, plenamente desenvolvidos no sentido físico, tementes a Deus, de caráter impoluto e de coração fiel aos princípios. Educação é a obra preeminente nesse grupo de escritos em que são expostos princípios essenciais à compreensão dos que orientam a juventude no lar e na escola.

Ellen White foi uma amiga de rapazes e moças. Esteve por muitos anos em íntimo contato com instituições de ensino e achava-se bem familiarizada com os problemas dos jovens que se preparavam para o trabalho de sua vida. Acima de tudo, porém, ela era dotada de conhecimento e habilidade fora do comum, como escritora e oradora.

Tendo que ver com grandiosos princípios orientadores, e não com pormenores do currículo ou com os méritos de sistemas educacionais divergentes, a influência desta obra tem sido de âmbito mundial, com edições publicadas em diversas das principais línguas de outros continentes.

A obra Educação dissemina ainda mais extensamente os grandiosos princípios da educação do caráter.

O que é Pensamento Computacional?

O pensamento computacional é a nova alfabetização, juntamente com a leitura, a escrita e a aritmética, e deve ser aprendido por todos, independentemente da profissão que venham a escolher.

O pensamento computacional é a capacidade de sistematizar, representar, analisar e resolver problemas. O termo ganhou repercussão e alcance mundial em 2006, depois da publicação do trabalho intitulado Computational thinking, da autora norte-americana Jeannette Wing, professora de Ciência da Computação e chefe do Departamento de Ciência da Computação na Universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburgh. 

Uma série de competências é obtida como resultado do processo de desenvolvimento do pensamento computacional. As habilidades refletem diretamente no aprendizado do indivíduo. O problema é identificado e decomposto em elementos menores, que são analisados individualmente, focando apenas em detalhes importantes e na busca por padrões para, assim, criar soluções. O pensamento computacional se baseia em quatro pilares que orientam o processo de solução de problemas: decomposição, reconhecimento de padrão, abstração e algoritmo.

Érico Guimarães é destaque na Revista Metadados

A Metadados comemora 29 anos de atuação e traz o Professor Érico como destaque em seu informativo nº 31.

ENTREVISTA
Foto: Gil Foto e Vídeo Jornalismo


Érico Guimarães Guglielmo é professor e conferencista, com amplo conhecimento e experiência em técnicas de Programação Neurolínguistica (PNL), de motivação, comportamento humano, liderança, vendas, comunicação, atendimento e oralidade. Atua em diversos cursos in company e como consultor na área de comunicação para diversas empresas. Ministra palestras de motivação nas áreas de comunicação, administração, liderança, gestão de pessoas, vendas, atendimento ao cliente, marketing e telemarketing para empresas de todo o Brasil. Além disso é colunista em diversos veículos de comunicação. Para mais informações sobre o trabalho do conferencista acesse: www.ericoguimaraes.com.br.

Quais atribuições a Programação Neurolinguística (PNL) oferece para as empresas?
As empresas querem investir o máximo possível em seu recurso mais produtivo, o recurso humano. A PNL tem por finalidade melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos colaboradores. O colaborador mais feliz produz mais, com mais qualidade, e a empresa cresce. É um ciclo! Empresa em crescimento com colaboradores felizes atraem profissionais melhores, que produzem mais e melhor, e assim por diante.

Como é possível aperfeiçoar o profissional por meio da neurolinguística?
A PNL é, em sua base, comunicação. Você é o que comunica que é, e você está onde se coloca. O meu trabalho é conscientizar as pessoas do potencial que o ser humano possui. A partir daí, começamos um programa de desenvolvimento deste profissional e ele pode ser o que quiser ser! Não há limites para alguém que quer escrever sua própria história como autor e ator protagonista.

O termo é bastante disseminado nas organizações? Por quê?
Sim. Porque funciona! Veja, todos nós somos afetados pela lei da gravidade. Se ninguém nunca tivesse falado a respeito dela ainda assim sofreríamos os seus efeitos! Existem leis que interferem em nossa vida o tempo todo. A PNL não é apenas uma técnica de motivação, ela serve para mudar vidas e o futuro de empresas. Um ajuntamento de pessoas totalmente sem foco torna-se uma equipe de alto desempenho. É com base em resultados que a PNL tem se tornado investimento fundamental nas grandes corporações.

De que maneira é benéfico à equipe um conhecimento e aperfeiçoamento nas áreas de comunicação, atendimento e oralidade?
Eu sempre parto do ponto de que tudo começa na comunicação. Sua roupa é como você se comunica ao mundo. Sua assinatura é como você se comunica legalmente. Seu atendimento comunica quem é a empresa. Quando achamos um objetivo, quando nós entendemos o que queremos comunicar então partimos para uma ação. Uma empresa com foco, com objetivo, com propósito, terá um atendimento que reflete isso ao seu cliente.

Como se pode treinar um profissional para melhorar nestas áreas?
Eu não diria treinar, diria conscientizar. Um profissional treinado para ser um bom orador nem sempre tem algo a comunicar, pode ser um excelente palestrante, mas sem conteúdo seu discurso não produzirá resultados. Ter um atendimento de excelência não vai fazer a empresa produzir mais, ou crescer mais, pelo contrário pode fazer com que a empresa tenha uma demanda maior do que consegue entregar com qualidade, e produzir muito com qualidade baixa pode levar uma empresa à falência. É importante conscientizar as empresas desde o mais alto escalão até o colaborador mais humilde que a empresa tem um propósito e todos devem transmiti-lo. Alta performance só pode ser conseguida a partir de objetivos comunicados de forma clara.

Quando as empresas ou o profissional deve contratar um consultor?
Essa é uma pergunta extremamente importante. Empresas costumam cortar investimentos em marketing, em consultoria, treinamentos e em palestras quando começam a entrar em crise. Na verdade a contratação deveria ser no momento em que se prevê a crise. É possível prever e projetar situações por meio de várias ferramentas dentro das organizações. Muitas empresas conseguiriam passar com facilidade pelas crises, ou ainda, deixar de passar pelas crises se ao avistar a ponta do iceberg imediatamente acionasse um consultor para organizar, treinar e conscientizar a equipe. Entretanto, os profissionais sempre devem procurar por atualizações o tempo todo, o modo de se comunicar muda com frequência e estar atualizado para comunicar seus objetivos junto ao mercado é primordial. A PNL ajuda qualquer profissional a atingir a excelência, a enxergar o mundo de forma mais ampla, a aprenderem com mais facilidade, a se relacionarem melhor, a serem mais criativos, a tomar decisões mais sábias. Aos que não possuem verba para investir em consultoria, é possível, inicialmente, atualizar-se por meio de livros ou até mesmo palestras.


Para conferir a Revista clique abaixo! Fonte: Informativo Metadados

Jogo do Desafio


Materiais:

Três folhas de sulfite impressas da seguinte forma:
  • Uma tabela com os sinais das 4 operações, recorte os quadradinhos;
  • Uma tabela com 4 colunas e números aleatórios, respeitando a sequencia: numero, espaço vazio, numero e espaço vazio. Esses números podem ser alocados da forma que desejar. Essa folha pode ser colada sobre um papel mais duro;
  • Uma segunda tabela, contendo também 4 colunas, e estas devem conter os 4 fatos possíveis aos números da primeira tabela, recorte também.   

Como usar:

Um é o desafiante e outro o desafiado, primeiro o desafiante aloca na última coluna um fato correspondente àqueles números e o desafiado precisa alocar na segunda coluna a operação correspondente aquele resultado. Uma vez que o desafiado acerte, o mesmo se torna agora o desafiante, caso contrario, permanece sendo o desafiado.
O jogo é desenvolvido em duplas, e o mesmo estimula a criança a pensar em todas as operações matemáticas.

Objetivo:

O objetivo do jogo é treinar o raciocínio, envolvendo as 4 operações, cálculo mental ao mesmo tempo que promove interação entre os pares, além de ser muito divertido e simples de fazer.

Painel da Tabuada


Materiais:

Uma placa de papelão do tamanho de uma cartolina
44 tampinhas de garrafa pet coladas lado a lado na volta da placa de papelão. Numere e 1 a 10 as tampinhas da lateral esquerda e da parte superior com caneta permanente;
Duas tiras de elástico de comprimento suficiente para ligar as tampinhas das duas extremidades opostas;
Imprima quatro folhas com os resultados das tabuadas, metade em cada folha, de forma que todos os resultados fiquem dispostos nas folhas, resultado embaixo de resultado, para formar os paralelos com fonte de tamanho 48 ou maior. Cole essas folhas paralelas aos números das tampinhas, de forma que as “tiras” de números correspondam com os números das tampinhas.

Como usar:

Uma pessoa diz a criança qual conta fazer, e esta utiliza os elásticos para enlaçar os números das extremidades que a compõe. O resultado estará marcado onde os elásticos se sobrepuserem.

Objetivo:

O objetivo do jogo é trazer ao aluno a rapidez manual e consciência numérica, com o passar do tempo o mesmo já terá assimilado os resultados e os trará por meio do cálculo mental.

Jogo do Zigue Zague

O que é? 

Jogo que utiliza as operações de adição e subtração para movimentar o marcador no tabuleiro.

Objetivo

Treinar as operações matemáticas de adição e subtração e o raciocínio lógico da criança. 

Material

- Folha sulfite
- Lápis
- Borracha/apontador/outros
- Estojo de lápis de cor/canetas coloridos/giz de cera

Regras e como jogar

1. Na folha sulfite, escreva o tabuleiro conforme a imagem abaixo e enfeite da forma que quiser! 

 

2. Utilize 3 dados ou acesse o site dado.online/3-dados
3. Um jogador será a borracha e outro será o apontador. Esses materiais podem ser substituídos por outros, como por exemplo, feijões. 
4. O primeiro jogador deve lançar os dados. 
5. Depois disso, ele deverá somar ou subtrair os números indicados e procurar o resultados na primeira linha (perto do início). O jogador deve escolher as operações que preferir. Ao localizar o resultado no tabuleiro, marcar com o peão (borracha/apontador/etc) e registrar a conta que fez em outra folha sulfite.
6. O próximo jogador deverá lançar os dados e repetir a instrução 5.
7. A partir da segunda rodada, o jogador deverá somar ou subtrair de forma que o resultado seja um dos números em volta do seu peão no tabuleiro para que ele possa se movimentar. Ex: se o peão está no número 3 da linha inicial, ele deverá somar/subtrair os números do dado para que resultem em 1, 4 ou 3.
OBS: o marcador pode andar em todas as decisões.
8. E assim por diante, até que um jogador consiga chegar na última fileira de números. O primeiro a chegar será o vencedor.


Dominó da geometria espacial


O que é? 

Jogo de dominó com formas geométricas e objetos do cotidiano. 

Objetivo

Estimula o aluno a identificar formas geométricas espaciais por meio da associação com objetos cotidianos.


Material

- Cartolina
- Lápis de cor
- Régua
- Pincéis coloridos

Regras e como jogar

1. Construir um conjunto de dominós conforme a figura acima ou imprimir as imagens para que sejam coladas na cartolina e recortadas na forma das peças. 
2. As cartas do dominó devem ser divididas igualmente entre os jogadores. 
3. Um dos jogadores inicia a partida: escolhe uma de suas peças para ser colocada no centro. 
4. Os demais devem colocar as peças de modo a associar corretamente a forma geométrica das figuras. O próximo da roda será o próximo a jogar uma peça.
5. Se um jogador não tiver a peça indicada, ele deve passar a vez. 
6. Vence o jogador que finalizar primeiro as suas peças.