Como Ser Protagonista - Parte I

Pontos Positivos e Negativos do PEI

Pontos Positivos e Negativos do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo.

A Teoria de Jerome Bruner


A ideia de desenvolvimento intelectual ocupa um lugar fundamental na teoria de Jerome Bruner, pois, para ele “ensinar é, em síntese, um esforço para moldar o desenvolvimento” e “uma teoria de ensino versa, com efeito, sobre as várias maneiras de auxiliar o desenvolvimento”.

“O desenvolvimento intelectual caracteriza-se por independência crescente da resposta em relação à natureza imediata do estimulo”. “O desenvolvimento  intelectual  baseia-se em absorver eventos, em um sistema de armazenamento que corresponde ao meio ambiente”. “O desenvolvimento é caracterizado por crescente capacidade para lidar com alternativas simultaneamente, atender a várias sequências ao mesmo tempo, e distribuir tempo e atenção, de maneira apropriada, a todas essas demandas múltiplas”. 

BRUNER é talvez mais conhecido por ter dito que “é possível ensinar qualquer assunto, de uma maneira honesta, a qualquer aluno em qualquer estágio de desenvolvimento”, do que por qualquer outro aspecto de sua teoria. Ao dizer isso, no entanto, ele não quis dizer que o assunto poderia ser ensinado em sua forma final, e sim que seria sempre possível ensiná-lo desde que se levasse em consideração as diversas etapas do desenvolvimento intelectual. Cada uma dessas etapas é caracterizada por um modo particular de representação, que é a forma pela qual o individuo visualiza o mundo e explica-o a si mesmo. Assim, a tarefa de ensinar determinado conteúdo a um aluno, em qualquer idade, é a de representar a estrutura desse conteúdo em termos de visualização que o aluno tem das coisas.

Em relação ao como ensinar, Bruner destaca o processo da descoberta, através da exploração de alternativas, e o currículo em espiral. Segundo Bruner, “o ambiente ou conteúdos de ensino têm que ser percebidos pelo aprendiz em termos de problemas, relações e lacunas que ele deve preencher, a fim de que a aprendizagem seja considerada significante e relevante. Portanto, o ambiente para a aprendizagem por descoberta deve proporcionar alternativa, resultando no aparecimento e percepção, entre as ideias apresentadas, que não foram previamente reconhecidas. A descoberta de um princípio ou de uma relação, por um aluno, é essencialmente idêntica, enquanto processo”.

“Currículo em espiral, por sua vez, significa que o aprendiz deve ter oportunidade de ver o mesmo tópico mais de uma vez, em diferentes níveis de profundidade, e em diferentes modos de representação”.

A aprendizagem por descoberta é muito enfatizada na teoria de Bruner, porém argumenta que deve ser de maneira dirigida, de modo que a exploração de alternativas não seja caótica ou cause confusão e angústia no aluno. "Se, por um lado, um guia de laboratório ou um roteiro de estudo, não devem ser do tipo 'receita de cozinha', por outro, não devem também ser totalmente desestruturados deixando o aluno perdido".

Teoria de Ellen White

Teoria da Educação de Ellen White


Ellen G. White (1827-1915) é considerada como a autora Americana mais traduzida, tendo sido as suas publicações traduzidas para mais de 160 línguas. Escreveu mais de 100.000 páginas numa vasta variedade de tópicos práticos e espirituais. Guiada pelo Espírito Santo, exaltou Jesus e guiou-se pelas Escrituras como base da fé.

É muito raro que um livro dedicado ao assunto da Educação seja lido tão amplamente, ou resista tão bem à prova dos tempos em constante mutação, como tem sucedido com a obra Educação.

Os princípios fundamentais claramente revelados no livro tornaram-no, por diversas décadas, o manual de dezenas de milhares de pais e professores.

Toda pessoa tem de enfrentar as realidades práticas da vida — suas oportunidades, suas responsabilidades, suas derrotas e seus triunfos. Como ela encarará essas experiências, e se haverá de tornar-se senhora ou vítima das circunstâncias, depende em grande parte de sua preparação para enfrentá-las — sua educação.

A verdadeira educação é bem definida como o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades — o cabal e adequado preparo para esta vida e para a futura vida eterna. É nos primeiros anos no lar e nas atividades escolares convencionais que se desenvolve a mente, que se estabelece um padrão de vida e que se forma o caráter.

Discernindo atiladamente os valores relativos e duradouros do que constitui a verdadeira educação no mais lato sentido, a autora deste livro indica o caminho para a sua realização. É claramente delineada uma educação em que as faculdades mentais são desenvolvidas de maneira conveniente. É salientada uma educação em que as mãos sejam adestradas em ocupações úteis. É intensamente recomendada uma educação que reconheça a Deus como a fonte de toda sabedoria e compreensão.

O objetivo impelente da autora em seus numerosos escritos sobre o assunto da educação era que os jovens no limiar da existência estivessem preparados para assumir seu lugar como bons cidadãos, bem habilitados para as experiências práticas da vida, plenamente desenvolvidos no sentido físico, tementes a Deus, de caráter impoluto e de coração fiel aos princípios. Educação é a obra preeminente nesse grupo de escritos em que são expostos princípios essenciais à compreensão dos que orientam a juventude no lar e na escola.

Ellen White foi uma amiga de rapazes e moças. Esteve por muitos anos em íntimo contato com instituições de ensino e achava-se bem familiarizada com os problemas dos jovens que se preparavam para o trabalho de sua vida. Acima de tudo, porém, ela era dotada de conhecimento e habilidade fora do comum, como escritora e oradora.

Tendo que ver com grandiosos princípios orientadores, e não com pormenores do currículo ou com os méritos de sistemas educacionais divergentes, a influência desta obra tem sido de âmbito mundial, com edições publicadas em diversas das principais línguas de outros continentes.

A obra Educação dissemina ainda mais extensamente os grandiosos princípios da educação do caráter.