9 Princípios da Teoria de Gagné


  1. A aprendizagem é ativada por uma variedade de tipos de estimulação provenientes do ambiente do individuo;
  2. A aprendizagem é algo que se realiza “dentro da cabeça”;
  3. O organismo é naturalmente ativo e a aprendizagem ocorre devido a tal atividade; Acredita-se, então, que o agente da aprendizagem é o aluno, sendo o professor um orientador e facilitador;
  4. Metodologia  variada  na  qual cada assunto exigiria uma metodologia adequada á estrutura do assunto;
  5. Necessidade de prestar atenção ás diferenças individuais entre os alunos;
  6. Define a aprendizagem como uma mudança comportamental;
  7. Defende a aprendizagem por descobertas;
  8. Vê o ensino como uma atividade de planejamento e execução de eventos externos, ou condições externas à aprendizagem com a finalidade de influenciar os processos internos para atingir determinados objetivos;
  9. O professor é o organizador das condições externas da aprendizagem. O professor é uma espécie de “gerente” da instrução, cuja tarefa é planejar e implementar condições externas à aprendizagem, com a finalidade de influenciar os processos internos para atingir determinados objetivos, isto é, capacidade a serem aprendidos.

0 Comments:

Postar um comentário