TEORIA DE ROBERT GAGNÉ


Segundo Gagné, a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência, a qual Gagné chama de aprendizagem, refere-se àquela que ocorre quando o individuo interage com o seu meio externo.
A aprendizagem é, segundo ele atividade por uma variedade de tipos de estimulação  provenientes  do  ambiente do individuo. Esta estimulação se constitui em insumo (input) para os processos de aprendizagem. O exsumo (output) é uma modificação do comportamento que é observada como desempenho humano.
À primeira vista o conceito de aprendizagem proposto por Gagné, insere-se no contexto de uma abordagem behaviorista,  isto  é,  do tipo  “estimulo- resposta”. Entretanto, contrariamente á posição  de  Skinner,  por  exemplo,  que

não está preocupado com processos intermediários (entre o estímulo e a resposta) e sim com o controle do comportamento observável por meio das respostas do individuo, Gagné se preocupa com o processo da aprendizagem.
Na abordagem Skinneriana o que interessa é o comportamento observável e não o que ocorre dentro da mente do individuo durante o processo de aprendizagem,   enquanto   que   na   de Gagné a aprendizagem é algo que se realiza “dentro da cabeça do individuo”, e é destacada a importância das teorias de aprendizagem.
Para Gagné, a aprendizagem é um processo formalmente comparável a outros processos humanos orgânicos e, como tal, o conhecimento sobre a aprendizagem  pode  ser  acumulado através  dos  métodos  científicos.  Desse

conhecimento decorrem princípios de aprendizagem que, por sua vez, quando inter-relacionados de forma consistente e racional originam modelos do processo de  aprendizagem  e,  finalmente,  teorias de aprendizagem.
Ao professor cabe a tarefa de promover a aprendizagem através da instrução. Ele planeja a instrução, administra-a e avalia sua eficácia através da avaliação da aprendizagem do aluno. Ele é uma espécie de “gerente” da instrução, cuja tarefa é planejar, delinear, selecionar e supervisionar a organização de eventos externos com o objetivo de influenciar os processos internos de aprendizagem.
Uma vez planejada a instrução, é necessário ministrá-la ao aluno. Tanto ao planejar  como ao ministrar  a instrução (bem como ao avaliar seus resultados), o professor deve tomar muitas decisões e é

nesse sentido que pode ser visto como um “gerente” da instrução ou um organizador dos eventos externos da aprendizagem.
É importante compreender que em termos   de  teorias   ou  abordagens  ao ensino e á aprendizagem, Gagné parece situar-se entre o behaviorismo e o cognitivismo. Por outro lado, fala em estímulos, respostas, estimulação do ambiente, comportamentos, etc, mas, por outro, fala em processos internos de aprendizagem e enfatiza a importância das teorias de aprendizagem para a instrução.

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