Substantivo

Substantivos




Existe uma palavra que utilizamos para nomear as coisas, pessoas, lugares, animais, plantas, etc. Essa palavra é o substantivo.
Eles aparecem em praticamente tudo que falamos, por exemplo:

  • Eu quero um sorvete
O substantivo aqui é sorvete

  • Amanhã vai ter prova
O substantivo aqui é prova

  • Minha amiga vai dormir na minha casa.
Aqui temos dois substantivos: amiga e casa

Os substantivos podem ser classificados em:

- Comuns e Próprios

Os substantivos comuns são aqueles que nomeiam um grupo geral de objetos ou seres vivos, por exemplo: Aquele cão é bonito. – cão é o nome geral dessa classe de mamíferos, portanto é um substantivo comum.

Já os substantivos próprios nomeiam um objeto ou ser em específico, como  no caso: Aquele cão chama-se Totó. – portanto Totó é o nome daquele cachorro especificamente.


- Concretos ou abstratos

Os substantivos concretos são aqueles que existem por si só, sem depender de nada, como por exemplo, mesa, televisão, carro, panela.

Já os substantivos abstratos são aqueles dependem de outros seres para existirem. Indicam qualidades, noções, estados, ações, sentimentos e sensações que não são concretas, como por exemplo, amor, arrumação, saudade, adolescência, ilusão.
Nas atividades de nosso site você poderá fazer muitas atividades divertidas para treinar o uso e a classificação dos substantivos.

Curiosidade
Na Língua Portuguesa existem substantivos próprios que também são substantivos comuns. Veja se você percebe como funciona analisando as frases abaixo:
Vamos à doceria Cristal? 
O cristal da minha mãe quebrou.

Aquela menina chama-se Rosa.
Que rosa perfumada!


Este lugar tem uma flora diversificada.
Vamos chamar a Flora para ir conosco?


Atividades:

  Smartkids - Substantivos Relacione Smartkids - Substantivos Recorte e Cole

Smartkids - Substantivos Cruzadinha Smartkids - Substantivos Recorte e Cole

Tipos de Extensão de Arquivos


Tipos de Extensões mais usadas

.arj - um dos formatos de compressão mais antigos, ainda que hoje em dia não seja muito usado. O programa Unarj descomprime esses arquivos.

.asf - arquivo de áudio ou vídeo executável com o Windows Media Player.

.asp - Active Server Pages. Formato de páginas Web, capazes de gerar conteúdo de forma dinâmica.

.avi - arquivo de vídeo. É o formato dos arquivos DivX. Windows Media Player, Real Player One e The Playa são os mais usados para vê-los.

.bmp - arquivo de imagem, pode ser aberto em qualquer visualizador ou editor de imagens. Sua desvantagem é o grande tamanho dos arquivos em relação a outros formatos otimizados. Provém do ambiente Windows.

.bak - cópia de segurança. Alguns programas, quando realizam modificações em arquivos do sistema, costumam guardar uma cópia do original com essa extensão.

.bat - é uma das extensões que junto a .com e .exe indica que esse é um arquivo executável em Windows. Costuma executar comandos de DOS.

.bin - pode ser um arquivo binário, de uso interno para algumas aplicações e portanto sem possibilidade de manipulação direta, ou de uma imagem de CD, mas nesse caso deve ir unida a outro arquivo com o mesmo nome mas com a extensão .cue.

.cab - formato de arquivo comprimido. Para ver o conteúdo, é preciso usar um programa compressor/descompressor.

.cdi - imagem de CD gerada por DiscJuggler.

.cfg - tipo de arquivo que geralmente serve de apoio a outra aplicação. Normalmente se escrevem nele as preferências que o usuário seleciona por default (padrão).

.com - arquivo executável em ambiente DOS.

.dat - arquivo de dados. Normalmente armazena informações usadas de forma interna por um programa do qual depende. Costuma ser modificado com qualquer editor de texto.

.dll - este tipo de arquivo é conhecido como biblioteca. Costuma ser utilizado pelo sistema operacional de forma interna, para, por exemplo, permitir a comunicação entre um modem e o computador (driver).

.doc - arquivo de texto capaz de armazenar dados referentes ao formato do texto que contém. Para editá-lo é preciso ter o Microsoft Word ou a ferramenta de sistema Wordpad (bloco de notas), entre outros editores de texto.

.dxf - arquivo importado pela maioria dos programas de modelagem 3D.

.exe - arquivo executável. Qualquer programa que queiramos instalar em nosso computador terá essa extensão. Fazendo clique duplo sobre um arquivo com esta extensão iniciamos um processo de instalação ou um programa.

.eps - Encapsulated Postscript. Arquivo de imagens exportadas por grande variedade de programas gráficos como Photoshop, QuarkXPress, Freehand e Illustrator.

.fhx - arquivo de Freehand. O x indica a versão do programa que gerou o arquivo. Assim, a versão 9 do Macromedia Freehand geraria um arquivo .fh9.

.fla - arquivo do Macromedia Flash.

.gif - arquivo de imagem comprimido. Editável com qualquer software de edição de imagem.

.html - Hiper Text Markup Language. Formato no qual se programam as páginas Web. É capaz de dar formato a texto, acrescentar vínculos a outras páginas, chamar imagens, sons e outros complementos. Editável com um editor de textos ou software específico.

.hlp - arquivo de ajuda que vem com os programas.

.ini - guardam dados sobre a configuração de algum programa.

.ico - arquivo de ícone do Windows.

.jpg - arquivo de imagem comprimido, pode ser editado em qualquer editor de imagens.

.js - arquivo que contém programação em JavaScript,utilizado em geral pelos navegadores e editável com qualquer editor de texto.

.log - arquivo de texto que registra toda a atividade de um programa desde que o mesmo é aberto.

.lnk - acesso direto a uma aplicação em Windows. Provém da palavra link (conexão).

.max - arquivo original do programa 3DstudioMax.

.mdb - arquivo de base de dados geralmente gerada pelo Microsoft Access.

.mid - arquivo de áudio relacionado com a tecnologia midi.

.mp3 - formato de áudio que aceita compressão em vários níveis. O reprodutor mais famoso para estes arquivos é o Winamp, ainda que também se possa utilizar o Windows Media Player.

.mpg - arquivo de vídeo comprimido, visível em quase qualquer reprodutor, por exemplo, o Real One ou o Windows Media Player. É o formato para gravar filmes em formato VCD.

.mov - arquivo de vídeo que pode ser transmitido pela Internet graças à tecnologia Apple Quicktime.

.nrg - arquivo de imagem de diso geralmente gerada pelo software de gravação de CDs Nero Burning Rom.

.ogg - formato de áudio comprimido de melhor qualidade que o mp3 e que pode ser reproduzido no Winamp a partir da versão 3.

.ole - arquivo que aplica uma tecnologia própria da Microsoft para atualizar informação entre suas aplicações.

.pdf - documento eletrônico visível com o programa Adobe Acrobat Reader e que conserva as mesmas propriedades de quando foi desenhado para sua publicação impressa. Os manuais online de muitos programas estão nesse formato.

.php - arquivos de páginas Web dinâmicas. É, por sua vez, uma linguagem de programação que permite transladar para a Web conteúdo armazenado em bases de dados.

.pic - arquivo de imagem editável em qualquer editor de imagens.

.png - arquivo de imagem pensado para a Web que se abre com praticamente todos os programas de imagens.

.ppt - arquivo do software de apresentações PowerPoint, da Microsoft.

.qxd - arquivo do software de editoração QuarkXPress.

.rm - arquivo de áudio do Real, codificado de forma especial para ser transmitido pela Rede graças à tecnologia da Real Networks.

.rar - formato de compressão de dados muito popular e que pode ser manipulado pelo Winrar, entre outros.

.rtf - Rich Text Format, ou formato de texto enriquecido. Permite guardar os formatos de texto mais característicos. Pode ser gerado e editado no WordPad e outros.

.reg - arquivo que guarda informação relativa ao Registro do Windows. Costumam conter dados relativos a algum programa instalado no sistema.

.scr - extensão dos protetores de tela que funcionam em Windows e que costumam encontrar-se na pasta em que está instalado o sistema.

.swf - Shockwave Flash. Formato muito utilizado e facilmente encontrado na Web. Permite sites ricos em animação e som, gerando pequenas aplicações interativas. Para poder vê-los, é preciso ter instalado o plugin da Macromedia.

.txt - arquivo de texto que se abre com qualquer editor de texto.

.ttf - True Type Font. Arquivo de fontes. Os tipos de letras (fontes)instalados no sistema utilizam principalmente esta extensão.

.tif - arquivo de imagem sem compressão. Costuma ser usado para o armazenamento de imagens em alta resolução.

.tmp - arquivos temporários. Se não estão sendo utilizados por algum processo do sistema, o normal é que possam ser eliminados sem nenhum problema.

.vob - arquivos de vídeo de alta qualidade, é usado para armazenar filmes em DVD.

.wab - arquivos nos quais o Microsoft Outlook guarda o caderno de endereços.

.wav - arquivo de áudio sem compressão. Os sons produzidos pelo Windows costumam estar gravados neste formato.

.wri - arquivo de texto com formato gerado pelo editor de texto do sistema, o WordPad.

.zip - talvez seja o formato de compressão mais utilizado. O programa mais popular para comprimir e descomprimir este arquivos é o WinZip.

Esqueci alguma? Coloque nos comentários!

Sinais de pontuação


Pontuação




Já pensou como é ler um texto sem nenhum sinal de pontuação? Fica bem esquisito e até difícil de entender.
Jogo: sinais de pontuação
Jogo da vírgula

A pontuação adequada dá um ritmo e uma sequência lógica ao texto, por isso é importante saber usá-la corretamente. Vamos então conhecer a função de cada sinal de pontuação.

O ponto final (.) é usado sempre que terminamos uma frase ou oração, seja ela afirmativa ou negativa, como por exemplo:
Pedro foi à escola hoje. Eu não quero sair hoje.

A vírgula (,) é importante para enumerar objetos, na escrita de datas e endereços. Observe como é fácil:

Karina foi à papelaria e comprou: dois lápis, uma borracha, um apontador e várias cartolinas.

São Paulo, 20 de junho de 2015.


Quando queremos perguntar alguma coisa, ou seja, nas frases interrogativas, usamos o ponto de interrogação (?), como nas frases abaixo:

Posso comer esse chocolate?

Você quer ir ao cinema hoje?


O ponto de exclamação é usado quando é queremos demonstrar espanto, medo, surpresa, como nessas situações:

Que dia maravilhoso!

Que surpresa agradável!

Que fome!

Essa cobra é venenosa!

Já o ponto-e-vírgula (;) serve para separar um período que já tem uma divisão por vírgula, dando uma pausa um pouco maior:
Ele não falou nada, apenas olhou para o campo, sentou-se na grama; queria ficar sozinho com seu gato. 

Usamos dois pontos (:) quando queremos esclarecer, explicar ou complementar as frases. Também antes usado da fala de alguém:

Veja como é tarde: passa das 10 horas.

No jardim tem vários tipos de flores: margaridas, rosas, azaleias, etc.


Reticências (…) são usadas para mostrar que uma parte do texto não foi colocada ou para demonstrar incerteza, como por exemplo:

“Hoje é um novo dia de um novo tempo, que começou…”

Acho que vou sair hoje… Mas vou perguntar para minha mãe.


As aspas (“ ”) indicam uma citação, ou seja, indica que a frase ou ideia é de outra pessoa. Também devem ser colocadas em palavras de outra língua, gírias ou em palavras novas, (neologismos), como nos exemplos a seguir:

Quando papai diz: “hoje não é dia videogame”, não adianta teimar. 

Aquele vestido é muito “bacana”.


O uso de parênteses () ocorre quando queremos inserir um pensamento ou uma reflexão, incluir um comentário paralelo ou encaixar uma explicação ou uma definição. Veja os exemplos:
Era um restaurante italiano (tão italiano que ficava na Itália) e todos gostavam de ir até lá.

Finalmente, o travessão pode ser usado de duas formas: para indicar quem está falando em um diálogo ou em orações intercaladas:

Maria disse: - Meu pai vem me buscar mais tarde.

Muitos meninos – principalmente os que estavam com roupas azuis – saíram correndo.


Viu como é fácil?!?!

Agora, sempre que estiver escrevendo um texto, lembre-se de usar a pontuação correta!


Smartkids - Pontuação Jogo da Memória Smartkids - Pontuação Complete Smartkids - Pinte Conforme a Legenda Smartkids - Pontuação Caça-Palavras Smartkids - Pontuação Recorte e Cole

Metodologias Ativas


Por muito tempo houve uma discussão acerca da funcionalidade da tecnologia em sala de aula, sobretudo a respeito do uso de celulares entre os alunos. Contudo, com a Base, a escola tem o desafio de implementar de fato o uso de ferramentas tecnológicas. 

As metodologias ativas surgem em um
contexto de mudanças no paradigma do aprendizado e dos papéis de aluno e professor. O educador não é mais o único responsável por conduzir o ensino, mas o orientador do processo, enquanto o estudante assume o papel de protagonista da sua aprendizagem.

Alguns exemplos de metodologias ativas são a sala de aula invertida, o ensino híbrido, a rotação por estações e a gamificação. Esses novos métodos de ensino facilitam a aplicação das diretrizes propostas pela BNCC, de modo que guiam o professor na inclusão e na utilização da tecnologia como ferramenta para complementar as práticas pedagógicas.

Interim ou Ínterim


A forma correta de escrita da palavra é ínterim. A palavra interim está errada. Sempre que quisermos referir um intervalo de tempo, compreendido entre dois acontecimentos, devemos utilizar o substantivo masculino ínterim.

Exemplos:
Estava esperando uma ligação, mas tive que ir abrir a porta. Nesse ínterim o telefone tocou e não consegui atender.
É nesse ínterim, entre a hora do lanche e do jantar, que fico com mais fome.

A palavra ínterim é proparoxítona. Assim, deverá ser acentuada e pronunciada corretamente com a tonicidade na sílaba ín. Na língua portuguesa, uma das regras de acentuação é que todas as palavras proparoxítonas deverão ser acentuadas.

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. Chama-se prosódia. Erros de prosódia são comuns. No caso de ínterim, erradamente se transforma uma palavra proparoxítona em oxítona.

Língua Portuguesa e onde se fala


Língua Portuguesa conhecida popularmente como Português, é uma língua românica originada de Portugal.
Com mais de 260 milhões de falantes, é, como língua nativa, a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental.
Principal disciplina cobrada nos concursos públicos, vestibulares e ENEM, é também considerada a base para o aprendizado de todas as outras.




Até às ou Até as - Até à ou Até a


As duas construções estão corretas. O uso da crase é facultativo após a preposição até visto ser igualmente facultativo o uso da preposição a após a preposição até: até ou até a

Optando-se pelo uso da preposição a após a preposição até, ocorrerá obrigatoriamente crase antes de substantivos femininos determinados com artigos definidos:

até à empresa;
até à escola;
até à praça;
...
Optando-se pelo uso da preposição até sem a preposição a, não ocorrerá crase:

até a empresa;
até a escola;
até a praça;
...
Até mais preposição a
Embora o uso da preposição a após a preposição até seja permitido, é desaconselhado por ser considerado desnecessário. Com a presença da preposição a ocorrerá contração com o artigo definido sequente.

Até a + a loja = até à loja
Até a + as lojas = até às lojas
Até a + o portão = até ao portão
Até a + os portões = até aos portões

Exemplos com até às em noções espaciais
De tarde vou até às praias da zona sul, para visitar.
A diretora do colégio foi da portaria até às salas de aula repreendendo os alunos.
Pode acreditar que iremos até às últimas consequências.
Exemplos com até às em noções temporais
A livraria estará aberta até às 19h.
Hoje estarei no escritório apenas até às 15h.
O prazo de entrega é até às 11h.
Até sem preposição a
Sem a presença da preposição a após a preposição até, existe apenas um artigo definido que determina um termo sequente.

Até + a loja = até a loja
Até + as lojas = até as lojas
Até + o portão = até o portão
Até + os portões = até os portões

Exemplos com até as em noções espaciais
De tarde vou até as praias da zona sul, para visitar.
A diretora do colégio foi da portaria até as salas de aula repreendendo os alunos.
Pode acreditar que iremos até as últimas consequências.
Exemplos com até as em noções temporais
A livraria estará aberta até as 19h.
Hoje estarei no escritório apenas até as 15h.
O prazo de entrega é até as 11h.
Até: ambiguidade de sentidos
Como a palavra até pode ser uma preposição que indica um limite ou um advérbio que indica uma inclusão, a preposição a é maioritariamente utilizada para evitar essa ambiguidade de sentidos.

As águas inundaram as ruas até a praça. (incluindo a praça)
As águas inundaram as ruas até à praça. (até próximo da praça)
O fogo queimou as paredes da casa até o telhado. (incluindo o telhado)
O fogo queimou as paredes da casa até ao telhado. (até próximo do telhado)

Descritores de Língua Portuguesa 5º Ano

MATRIZ DE REFERÊNCIA - 5° ano do Ensino Fundamental I: Língua Portuguesa


Descritor Tópico I: Procedimentos de Leitura
D1 Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 Inferir uma informação implicíta em um texto.
D6 Identificar o tema de um texto.
D11 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Descritor Tópico II: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.
D5 Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
D9 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Descritor Tópico III: Relação entre textos.
D15 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Descritor Tópico IV: Coerência e coesão no processamento do texto
D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D12 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Descritor Tópico V: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D14 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Descritor Tópico VI: Variação linguística
D10 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.